Ir para o conteúdo principal
Como funcionam os antiácidos?

Azia

Como funcionam os antiácidos?

Os antiácidos são opções de medicamentos muito utilizados para aliviar sintomas da azia ou da má digestão. Provavelmente você conhece a maioria deles - e já até usou em uma ocasião de mal estar.

Se você já usou ou viu alguém próximo utilizando antiácidos, conhece a eficácia e rapidez com que esse tipo de medicamento age. Em alguns minutos, já começa a fazer efeito, proporcionando alívio dos sintomas.

Mas você sabe como os antiácidos funcionam e quais são suas propriedades? Confira a seguir!

Como os antiácidos agem no organismo?

Os remédios desse tipo atuam diretamente no estômago, de forma local. Ou seja, diferente de outros medicamentos, os antiácidos não são absorvidos pelo organismo para, só então, desempenhar seu efeito1.

Dessa forma, agem diminuindo a acidez estomacal e neutralizando o ácido gástrico produzido em grande quantidade para melhorar a digestão de um alimento de difícil processamento1

Por que antiácidos efervescentes podem ser uma boa escolha?

Alguns medicamentos em comprimidos, quando administrados pela via oral, ou seja, pela boca, sofrem um processo de desintegração no estômago para que, em seguida, o princípio ativo (substância responsável pelo efeito terapêutico) seja liberado e absorvido pelo organismo2.

Só depois da absorção o medicamento inicia sua ação dentro do corpo2.

No caso de medicamentos efervescentes, o princípio ativo fica solubilizado na água após a efervescência para depois ser ingerido. Nesse caso, sua absorção pelo organismo será mais rápida, pois não precisa passar pela etapa de desintegração, já estando pronto para começar a agir3 - trazendo alívio para o mal estar.

Comprimidos versus efervescentes

É importante ressaltar que não existe um medicamento que seja melhor (ou pior) que o outro. Existem apenas diferenças na forma como cada um deles funciona em nosso organismo.

Os medicamentos efervescentes trazem alívio temporário. Já os outros, em comprimidos, trazem alívio por um tempo mais prolongado.

Quando tomar um antiácido como Sonrisal?

Sonrisal é um remédio efervescente indicado para azia, má digestão e acidez estomacal que se apresentam ao mesmo tempo que dor de cabeça. A forma de tomar é bem simples: de 1 a 2 comprimidos dissolvidos em 200 ml de água.

É importante ressaltar que é fundamental respeitar a recomendação de não ultrapassar a dose diária recomendada (2 comprimidos/dia).

Embora esse tipo de medicamento possa aliviar os sintomas rapidamente, você deve ficar sempre atento aos sinais do seu corpo. Se a azia for persistente, a melhor sugestão é procurar um médico da sua confiança para fazer um check-up e ver se existem outros motivos por trás desses sintomas. 

Referências:

  1. HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15,  320-321p
  2. BUXTON, I.L.O., BENET, L.Z. Farmacocinética: a dinámica da absorção, distribuição, ação e eliminação dos fármacos. In: BRUNTON, L.L. Goodman & Gilman: As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12 Ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012. 2079p., cap. 2, 20-21p.
  3. IPCI, K., et al. Effervescent tablets: a safe and practical delivery system for drug administration. ENT updates. v. 6, n. 1, p. 46-50. 2016

PM-BR-SON-21-00016-AGO/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?