Ir para o conteúdo principal
Azia constante é sinal de gastrite?

Azia

Azia constante é sinal de gastrite?

A azia constante pode ou não ser sinal de gastrite. Veja como identificar.

Azia constante preocupa muitas pessoas. Afinal, a queimação estomacal constante se trata de refluxo ou significa gastrite?

A queimação eventual não revela, necessariamente, uma gastrite. Ela pode estar presente em outras condições, como, por exemplo, na presença de hérnia de hiato ou até mesmo na gravidez para mulheres1,2.

Refluxo

Uma das causas da azia constante é o refluxo. Igualmente, ele causa dores na região do peito e até mesmo tosse seca3.

O refluxo ocorre no retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago3. O combate dos sintomas envolve evitar o consumo excessivo de certos tipos de alimentos, como café e comidas gordurosas. Igualmente, é recomendado evitar deitar-se após as refeições4.

Hérnia de hiato

Outra possível causa para a azia constante é a hérnia de hiato. Essa condição facilita o refluxo e, com isso, as sensações de queimação1,5.

O acompanhamento médico é indicado nesses casos, assim como cuidados com a alimentação e com a carga dos exercícios físicos.

Gravidez

A azia costuma aparecer por volta do terceiro mês de gestação - em algumas mulheres pode aparecer ainda antes. A causa da azia é multifatorial, uma delas é o aumento da progesterona. Esse hormônio é responsável pelo relaxamento da musculatura do útero para a acomodação do bebê, mas também acaba causando o relaxamento do esfíncter esofágico2

Dessa forma, o ácido presente no estômago pode retornar para o esôfago e garganta com mais facilidade, provocando a queimação. 

Gastrite

É a inflamação da mucosa interna do estômago que também pode causar azia constante. Pode acompanhar, ainda, desconforto abdominal, vômitos e náuseas6.

A gastrite demanda, na maioria das vezes, a prescrição de medicamentos específicos. Além disso, também é fundamental redobrar o cuidado com a alimentação de forma a evitar alimentos que aumentem a acidez estomacal.

Lembrete importante!

Estes são apenas alguns exemplos de condições que podem levar ao surgimento da azia. Porém, existem outras que somente um médico pode diagnosticar. Por isso, ao persistirem os sintomas, não deixe de consultá-lo.

Referências:

  1. ARMSTRONG, D. Heartburn – Underlying mechanisms. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 9-11p.
  2. Vazquez, J.C. Heartburn in pregnancy. BMJ Clinical Evidence. 2015; 1411.
  3. HENDERSON, R. P., PRINCE, V.T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, R.. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15,  320-321p.
  4. Sandhu DS, Fass R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16
  5. NHS. Heartburn and acid reflux. 2020. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/heartburn-and-acid-reflux/. Acesso em Abr. 2021.
  6. Azer SA, Akhondi H. Gastritis. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544250/. Acesso em Abr. 2021.

PM-BR-SON-21-00011-JUN/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?