Existem vários tipos de problemas digestivos. Porém, os sintomas da azia são os mais presentes na vida dos brasileiros. Isso provavelmente está ligado a alguns fatores culturais, tão comuns em nossa rotina.
Já é hábito do brasileiro degustar um churrasco no final de semana, comer uma feijoada na sexta-feira e se deliciar com um acarajé cheio de pimenta. Independente da região, nosso país possui uma cultura diretamente ligada a uma alimentação mais “pesada” ou gordurosa.
Para você não precisar abdicar das delícias típicas da sua cultura e região de origem, vamos te dar algumas dicas para aliviar a azia. Essa sensação de queimação, que pode começar no estômago e seguir até a garganta, é bastante incômoda. E, além disso, pode aparecer também durante à noite1.
Confira algumas dicas que podem ser colocadas em prática durante o dia para minimizar os inconvenientes sintomas da azia!
Dica bônus: consulte seu médico!
Por último, mas não menos importante, uma dica bônus. Se os sintomas forem persistentes, não hesite: consulte um médico especialista. Somente um profissional da saúde pode te dar um diagnóstico correto e um tratamento direcionado para garantir sua saúde.
Referências:
- Orr WC. Management of nighttime gastroesophageal reflux disease. Gastroenterol Hepatol 2007; 3 (8): 605–606
- CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Jul. 2021.
- Sandhu DS, Fass R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16.
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?