Ir para o conteúdo principal
Você já ouviu falar em dispepsia?

DICAS

Você já ouviu falar em dispepsia?

Azia, mal estar, desconforto abdominal e vômitos são alguns sintomas de dispepsia, mais conhecida como má digestão1.

O nome pode ser complicado e pouco comum, mas, na verdade, a dispepsia nada mais é do que a indigestão que todo mundo conhece.

Seus sintomas podem afetar qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Porém, costumam ser mais comuns em pessoas que possuem algum desses hábitos1:

  • Mastigar pouco
  • Comer muito rápido
  • Beber líquidos durante as refeições
  • Consumir alimentos muito gordurosos

Aqui, você vai entender melhor porque manter esses hábitos pode causar a má digestão - ou dispepsia, como preferir chamar. Fique atento e evite passar por esse desconforto!

Por que temos indigestão?

O processo digestivo começa quando trituramos os alimentos dentro da boca. Nesse momento, além de sentir o gosto dos alimentos, inicia-se a digestão de carboidratos2.

Depois, quando chega ao estômago, ele é dissolvido pelo suco gástrico – substância com pH elevado que é produzida com o objetivo de “quebrar” e digerir melhor o alimento.

É nesse momento que podem surgir os efeitos da dispepsia.

E agora?

Se você sentir os sintomas, é preciso prestar muita atenção em quando eles aparecem.

Sendo um sintoma temporário que pode acontecer assim que você termina uma refeição, é essencial estar atento para a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos.

Além disso, outros fatores também podem estar diretamente relacionados à má digestão. Uma rotina muito atribulada e estressante e hábitos poucos saudáveis, como tabagismo e o consumo elevado de alimentos processados, podem contribuir para a indigestão1,3.

Nesses casos, tomar um antiácido, como Sonrisal, ajuda a aliviar os sintomas rapidamente.

No entanto, se os sintomas forem persistentes, é preciso redobrar a atenção. Eles podem indicar a presença de algum problema no aparelho digestivo. Nesse caso, procure um médico de confiança para um diagnóstico correto.

Referências:

  1. CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Mai. 2021.
  2. HALL, J.E. Digestão e absorção no trato gastrointestinal. In: __________. Tratado de fisiologia médica. 12 Ed. Elsevier. 2011. 1173p., cap 65, 831-839p
  3. HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p.

PM-BR-SON-21-00014-JUL/2021

seu problema

Seu problema é a azia?

Veja aqui alguns motivos e entenda como você pode melhorar.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?