A dor de cabeça frequente pode ser um sintoma comum após a ingestão de alimentos ou bebidas em excesso. Porém, é preciso ficar atento se o seu caso for de dor de cabeça frequente.
Muitas pessoas associam a dor de cabeça como um sintoma de problemas gastrointestinais, causados pelo fígado e estômago.
Mas o que ocorre, na verdade, é um engano, já que o fígado, nesse caso, é a vítima e não o causador.
Dor de cabeça pode desencadear reações gastrointestinais?
As dores de cabeça frequentes, que podem evoluir para uma questão crônica, como a enxaqueca, ocorrem devido a um desequilíbrio neuroquímico2.
Quando esse desequilíbrio acontece, neurotransmissores e hormônios ativam partes do cérebro responsáveis por disparar gatilhos de dor. Isso ativa zonas cerebrais que são responsáveis pelo olfato e pelo paladar, causando os sintomas de enjoo, dor de cabeça, náuseas, entre outros2.
Logo, podemos concluir que os sintomas gastrointestinais não causam a dor de cabeça, mas a dor de cabeça também pode causar sintomas gastrointestinais - como os que aparecem relacionados acima., podemos concluir que os sintomas gastrointestinais não causam a dor de cabeça, mas a dor de cabeça pode causar sintomas gastrointestinais - como os que aparecem relacionados acima.
Se esse é o seu caso, você precisa procurar um médico para ter o diagnóstico correto e iniciar um tratamento adequado.
Uma dica: cuide da sua alimentação!
A alimentação influencia em todo o nosso corpo. Logo, uma alimentação inadequada1, que inclui comidas industrializadas e gordurosas, pode ocasionar dores de cabeça.
Se esse é um hábito frequente na sua rotina alimentar, isso pode causar dores de cabeça na mesma frequência que você consome esses alimentos.
Além disso, algumas comidas podem desencadear outros sintomas e desconfortos além da dor de cabeça, como náuseas e dores abdominais.
Para uma alimentação saudável, é importante evitar:
- Frituras;
- Embutidos;
- Alimentos gordurosos;
- Açúcares refinados;
- Bebidas alcoólicas, entre outros.
Um nutricionista ou nutrólogo também pode ajudar bastante no planejamento da sua alimentação para ter uma rotina mais saudável e balanceada. E livre de desconfortos, é claro!
Referências:
- LOPES, A.C.B., MEIRELES, T.S.E., DE SOUZA, A.M. Relação do consumo alimentar com a exaqueca. Rev Episteme Transversalis. 2020; 11 (3): 177-195.
- FELDMAN, A. Causa da enxaqueca. 2020. Disponível em: https://www.enxaqueca.com.br/causa-da-enxaqueca/#:~:text=Sabe%2Dse%20que%20ocorre%20um,recebe%20o%20nome%20de%20serotonina. Acesso em Abr. 2021.
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?