Ir para o conteúdo principal
Dor de cabeça frequente pode indicar problemas gástricos?

DOR DE CABEÇA

Dor de cabeça frequente pode indicar problemas gástricos?

Você acredita que a dor de cabeça frequente pode ser fruto de problemas gástricos? Entenda!

A dor de cabeça frequente pode ser um sintoma comum após a ingestão de alimentos ou bebidas em excesso. Porém, é preciso ficar atento se o seu caso for de dor de cabeça frequente.

Muitas pessoas associam a dor de cabeça como um sintoma de problemas gastrointestinais, causados pelo fígado e estômago.

Mas o que ocorre, na verdade, é um engano, já que o fígado, nesse caso, é a vítima e não o causador. 

Dor de cabeça pode desencadear reações gastrointestinais?

As dores de cabeça frequentes, que podem evoluir para uma questão crônica, como a enxaqueca, ocorrem devido a um desequilíbrio neuroquímico2.

Quando esse desequilíbrio acontece, neurotransmissores e hormônios ativam partes do cérebro responsáveis por disparar gatilhos de dor. Isso ativa zonas cerebrais que são responsáveis pelo olfato e pelo paladar, causando os sintomas de enjoo, dor de cabeça, náuseas, entre outros2.

Logo, podemos concluir que os sintomas gastrointestinais não causam a dor de cabeça, mas a dor de cabeça também pode causar sintomas gastrointestinais - como os que aparecem relacionados acima., podemos concluir que os sintomas gastrointestinais não causam a dor de cabeça, mas a dor de cabeça pode causar sintomas gastrointestinais - como os que aparecem relacionados acima.

Se esse é o seu caso, você precisa procurar um médico para ter o diagnóstico correto e iniciar um tratamento adequado.

Uma dica: cuide da sua alimentação!

A alimentação influencia em todo o nosso corpo. Logo, uma alimentação inadequada1, que inclui comidas industrializadas e gordurosas, pode ocasionar dores de cabeça.

Se esse é um hábito frequente na sua rotina alimentar, isso pode causar dores de cabeça na mesma frequência que você consome esses alimentos.

Além disso, algumas comidas podem desencadear outros sintomas e desconfortos além da dor de cabeça, como náuseas e dores abdominais.

Para uma alimentação saudável, é importante evitar:

  • Frituras;
  • Embutidos;
  • Alimentos gordurosos;
  • Açúcares refinados;
  • Bebidas alcoólicas, entre outros.

Um nutricionista ou nutrólogo também pode ajudar bastante no planejamento da sua alimentação para ter uma rotina mais saudável e balanceada. E livre de desconfortos, é claro!

Referências:

  1. LOPES, A.C.B., MEIRELES, T.S.E., DE SOUZA, A.M. Relação do consumo alimentar com a exaqueca. Rev Episteme Transversalis. 2020; 11 (3): 177-195.
  2. FELDMAN, A. Causa da enxaqueca. 2020. Disponível em: https://www.enxaqueca.com.br/causa-da-enxaqueca/#:~:text=Sabe%2Dse%20que%20ocorre%20um,recebe%20o%20nome%20de%20serotonina. Acesso em Abr. 2021.

PM-BR-SON-21-00011-JUN/2021

seu problema

Seu problema é a azia?

Veja aqui alguns motivos e entenda como você pode melhorar.

Saiba mais

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?