Ir para o conteúdo principal
EXISTE ALIMENTO BOM PARA A AZIA?

Azia

EXISTE ALIMENTO BOM PARA A AZIA?

Dietas ricas em gorduras, frituras, refrigerantes e álcool podem causar a sensação de queimação.

A sensação de desconforto, caracterizada por sintomas como azia e má digestão, pode ser comum quando alguém se alimenta seguindo um cardápio rico em gorduras, frituras, refrigerante ou álcool1.

A azia, geralmente, é causada pelo refluxo do conteúdo ácido presente no estômago para o esôfago, levando à sensação de queimação na região abaixo do peito.

Essa queimação se dá pela diminuição do tônus do músculo que controla a passagem de comida ou por substâncias que irritam o estômago como álcool, café e comidas apimentadas. Já a má digestão está mais relacionada a um desconforto no estômago.

No Brasil, segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 70% das pessoas são acometidas por estes sintomas, que podem ter origens diversas, desde uma gastrite de causa bacteriana até um desconforto causado por uma má alimentação2.

Se por um lado não podemos afirmar que determinado alimento é indicado no combate à azia e ao mal estar, por outro, sugerimos evitar frituras, refrigerantes, café, álcool ou qualquer outro que possa causar irritação.

Referências:

  1. CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Jul. 2021
  2. AGRJ. Pesquisa indica que quase metade dos brasileiros sofre com má digestão. 2018.

PM-BR-SON-21-00016-AGO/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?