Ir para o conteúdo principal
Azia: sensação comum

Azia

Azia: sensação comum

O desconforto pode estar presente em muitas casas, saiba como aliviar

A azia é um dos três sintomas de saúde autolimitados (que podem se resolver sozinhos) que levam um paciente a procurar ajuda de um profissional de saúde1. O sintoma acomete mais da metade da população brasileira segundo um levantamento da Federação Brasileira de Gastroenterologia2.

O levantamento foi feito com mais de 3 mil pessoas, de ambos os sexos, em todas as regiões do país. Segundo a pesquisa, o grupo que mais sofre são as mulheres obesas, sedentárias e fumantes entre 36 e 47 anos2.

A maior parte dos casos de azia acontece por causa de outro sintoma: o refluxo – presente em 47% das pessoas pesquisadas2.

E segundo os dados, o refluxo está diretamente relacionado à ingestão de produtos industrializados, fritos e gordurosos2,3.

Para evitar os sintomas, alguns cuidados são básicos3-5. Fique atento:

  • Comer produtos naturais, como legumes e verduras
  • Evitar bebidas ricas em cafeína
  • Reduzir a quantidade de comida durante as refeições
  • Não ficar muitas horas sem comer
  • Não deitar depois das refeições
  • Evitar ingerir líquidos durante as refeições
  • Evitar roupas que estejam apertadas na região da cintura
  • Evitar situações de estresse e ansiedade

Com a correria do dia a dia, alguns dos itens podem ser difíceis de seguir. Existem formas mais práticas de aliviar os sintomas. Veja abaixo!

Segundo a mesma pesquisa da Federação Brasileira de Gastroenterologia, metade dos entrevistados usa antiácidos para combater os sintomas de azia2

Remédios como Sonrisal, por exemplo, tem ação rápida6. Eles servem para diminuir a acidez presente no estômago e aliviar os sintomas da azia7.

Eles podem ser usados se seus sintomas forem temporários. No entanto, se os sintomas forem frequentes, um médico deve ser consultado. Só um especialista pode entender melhor o que você está passando e indicar exames e o melhor tratamento a ser seguido.

Referências:

  1. CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em mai. 2021.
  2. FELIX, P. Pesquisa indica que quase metade dos brasileiros sofre com má digestão. 2018. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-indica-que-quase-metade-dos-brasileiros-sofre-com-ma-digestao,70002539719. Acesso em mai. 2021.
  3. MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.
  4. SANDHU DS, FASS R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16
  5. METZ, D., et al. On-Demand therapy for gastroesophageal reflux disease. American Journal of Gastroenterology. v. 102, n. 3, p. 642-653. 2007.
  6. HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary.
  7. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15,  320-321p.

PM-BR-SON-21-00014-JUL/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?