Ir para o conteúdo principal
Azia e má digestão? Conheça as possíveis causas

Azia

Azia e má digestão? Conheça as possíveis causas

Entenda o que pode ser responsável pela azia e má digestão e como amenizar os sintomas.

Muitas pessoas ainda confundem os sintomas de azia e má digestão. Apesar de ambas serem caracterizadas como dores/desconfortos estomacais, elas não são a mesma coisa.

A azia se relaciona com o refluxo de ácido estomacal (ácido clorídrico)1. Já a má digestão ou indigestão, por sua vez, representa o desconforto abdominal causado pela dificuldade do organismo em digerir algum alimento2,3.

Quais são os principais sintomas da azia e da má digestão?

O principal sintoma da azia é a queimação estomacal. No entanto, é possível citar outros sintomas2, como:

  • Paladar ácido ou amargo na boca
  • Queimação na garganta
  • Barulho estomacal

Se o problema é indigestão, o efeito mais comum é a sensação de desconforto estomacal logo após uma refeição1. Além disso, é possível sentir:

  • Sensação de saciedade antes mesmo de terminar de comer
  • Dor na região do estômago
  • Distenção abdominal
  • Arroto

Outros sintomas, como enjoo e vômito, podem estar presentes. Por isso, é recomendado procurar um médico, caso os sintomas persistam. 

Quais são as causas da azia e má digestão?

As causas da má digestão se relacionam com a dificuldade do estômago em digerir algum alimento, mas também envolve o consumo de líquidos em excesso durante as refeições ou comer muito depressa2

A azia, por sua vez, é causada por um relaxamento do músculo que controla a passagem de comida do esôfago para o estômago ou por substâncias que irritam o estômago, como álcool, comidas apimentadas, etc.1

Referências:

  1. HENDERSON, R. P., PRINCE, V.T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, R.. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15,  320-321p.
  2. PUBMED HEALTH. Heartburn and GERD: Overview.. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072438/ Acesso em: Abr. 2021.
  3. MEEK, W. The Pharmacist’s Approach to Heartburn. In: WORD GASTROENTEROLOGY, WGO Handbook on Heartburn: A Global perspective. Milwaukee, WI USA. 26-27p.

PM-BR-SON-21-00011-JUN/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?