Ir para o conteúdo principal
A azia está atrapalhando meu sono. E agora?

Azia

A azia está atrapalhando meu sono. E agora?

Existem aqueles dias em que tudo que você quer é chegar em casa e deitar na cama. O estresse do dia a dia exaure as forças e o corpo pede por um descanso. E, quando finalmente consegue parar e se deitar, começa a sentir os sintomas de uma crise de azia.

Mas você sabe por que esses sintomas acontecem justamente à noite e atrapalham o seu sono?

Muitas pessoas que sofrem com azia têm sintomas noturnos. Isso está diretamente relacionado aos hábitos diurnos. Então, fique de olho em algumas dicas que podem mudar seu estilo de vida e proporcionar um sono tranquilo:

  • Um lanchinho à noite pode parecer uma ótima pedida, mas é uma cilada! Quando você ingere algum alimento antes de dormir, seu estômago fica cheio e com a produção de ácido estimulada1. Evite comer nas três horas que antecedem seu sono.
  • O lado do corpo que você dorme também tem influência! A entrada do estômago fica do lado direito e o estômago apresenta um formato côncavo com a parte arredondada para o lado esquerdo do corpo, assim, se você dormir sobre o lado direito tem mais chances de estimular o curso errado do ácido presente nele2Prefira dormir sempre virado para o lado esquerdo.
  • Deitar a zero grau (totalmente horizontal na cama) também aumenta a probabilidade de ácido subir pelo esôfago, causando azia1. Erga um pouco a cabeceira ou durma recostado em travesseiros.
  • Use o pijama certo! E ele não é, necessariamente, aquele mais bonito ou mais novo. Roupas de dormir com elásticos apertados na região abdominal também afetam os efeitos de uma digestão incompleta3. Escolha sempre roupas mais soltinhas e confortáveis.

Mas preste atenção: se você sentir queimação mais de duas vezes por semana, tiver dificuldade para engolir, náusea ou vômitos persistentes, procure um médico.

Referências:

  1. Sandhu DS, Fass R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16
  2. Katz PO, Gerson LB, Vela MF. Guidelines for the diagnosis and management of gastroesophageal reflux disease. Am J Gastroenterol 2013; 108: 3: 308–328
  3. CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Jul. 2021.

PM-BR-SON-21-00016-AGO/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?
Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?