Ir para o conteúdo principal
6 dicas simples para combater a azia

Azia

6 dicas simples para combater a azia

A azia é um sintoma comum causado por uma série de fatores. Você pode evitá-la mudando pequenos detalhes no seu dia a dia.

1. Evitar certos alimentos

Existem alguns tipos de comida que causam a liberação em excesso do suco gástrico por serem difíceis de digerir ou conter muitos conservantes, gorduras ou açúcares1.

Entre esses alimentos estão o café, comidas muito industrializadas (como as congeladas), frutas cítricas, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

2. Ingerir comidas leves

Entre os alimentos mais indicados para quem sofre de azia estão os de origem natural. Assim, o estômago consegue processá-los melhor1.

Legumes, vegetais, frutas e temperos (como o manjericão e o alecrim) são indicados nesse sentido.

3. Diminuir a quantidade de comida

Calma! Isso não quer dizer que você precise fazer dietas que atrapalhem o funcionamento do organismo. O ideal é que você coma menos a cada refeição, mas que faça mais refeições ao longo do dia.

O importante é evitar excessos para diminuir as chances de ter azia.

4. Evitar sonecas

Quem sofre frequentemente com azia pode ter o músculo que conecta o estômago e o esôfafo mais relaxado que o normal. Logo, quando você se deita logo após fazer alguma refeição, o suco gástrico acaba fazendo um caminho não natural, provocando a azia2.

Por isso, após comer, tente esperar cerca de duas horas para deitar-se e descansar.

5. Comida a seco

É importante evitar que o estômago fique muito dilatado, para diminuir a pressão dentro dele e diminuir as chances da azia aparecer. Então, reduza a quantidade de líquido durante a refeição ou beba após as refeições1.

6. Evitar o sobrepeso

Estar acima do peso ou ter obesidade, muitas vezes é o principal causador da azia. Isso porque o excesso de gordura em volta da musculatura do estômago faz pressão e pode “empurrar” o conteúdo do estômago para o esôfago1.

Caso a azia seja causada por esses fatores, é recomendável procurar um profissional de saúde para que a redução do peso seja feita de forma responsável e consciente.

Referências:

  1. CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Mai. 2021.
  2. SANDHU DS, FASS R. Current trends in the management of gastroesophageal reflux disease. Gut and Liver 2018; 12 (1): 7–16

PM-BR-SON-21-00014-JUL/2021

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Quer dicas para viver melhor com esses desconfortos?

Conheça nossas dicas.

Saiba mais

seu problema

Seu problema é com dor de cabeça?

Veja aqui tudo sobre dores de cabeça.

Saiba mais

QUER FALAR COM A GENTE?

Ou relatar um evento adverso?