A gravidez gera muitas mudanças no corpo da mulher, que podem ocasionar algumas situações. Azia e a má digestão são bons exemplos.
Mais frequente nos 3 primeiros meses, elas acontecem porque a dilatação do útero vai comprimindo outros órgãos que estão na região abdominal1.
O estômago, por sua localização, é um dos mais afetado. É por isso que a sensação de estufamento após cada refeição é ainda mais desconfortável quando se está grávida.
E agora, o que fazer?
Não é indicado consumir medicamentos para aliviar esses sintomas sem indicação médica - principalmente na gravidez. Nesse caso, o ideal é tomar alguns cuidados.
Veja como eles são simples e podem ajudar bastante1,2!
- Evite o consumo de bebidas gasosas.
- Faça refeições leves e menores que o habitual. Se preciso for, coma mais vezes por dia.
- Café, chocolates e alimentos ricos em gordura ou açúcar podem agravar os sintomas. Melhor evitar ou reduzir a ingestão!
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Lembre-se: eles precisam ser muito bem higienizados, ok?
- Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.
- Descanse (sem deitar) entre 15 e 20 minutos após as refeições
Essas mudanças no dia a dia da grávida podem amenizar os efeitos da indigestão.
No entanto, se os sintomas persistirem, a orientação é procurar um médico para entender o que pode estar causando tais sensações. O obstetra que acompanha o pré-natal deve ter as respostas e, em outros casos, um gastroenterologista pode ser procurado para complementar o diagnóstico.
Referências:
- CFF – Conselho Federal de farmácia. Azia (acidez/pirose) e dispepsia. In:_____ Guia de prática clínica. Sinais e sintomas do trato gastrointestinal. 2020. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em Mai. 2021Acesso em Mai. 2021Acesso em Mai. 2021
- NHS. Indigestion and heartburn in pregnancy. 2021. Disponível em: https://www.nhs.uk/pregnancy/related-conditions/common-symptoms/indigestion-and-heartburn/. Acesso em Abr. 2021. Acesso em Abr. 2021. Acesso em Abr. 2021
DICAS SOBRE DOR DE CABEÇA
QUER FALAR COM A GENTE?
Ou relatar um evento adverso?